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Matthew Eckler é funcionário de uma empresa que presta consultoria de investimento em Wall Street. Em uma matéria para o Business Insider, o profissional falou sobre como as pessoas desperdiçam a chance de causar uma boa primeira impressão por não saberem entrar em contato com potenciais recrutadores no LinkedIn.

“Recebo vários retornos das vagas de emprego que postamos no LinkedIn", ele explica.  "Infelizmente, apenas 10%  dos candidatos entendem o que está sendo pedido deles".

Segundo o executivo, as pessoas não pesquisam sobre a empresa — qual serviço ela oferece, clientes que possui etc. — e entram em contato com recrutadores sem preparo algum, diminuindo suas chances de se destacar e atrair a atenção do recrutador.

“Alguns candidatos, por exemplo, não entendem a diferença entre [empresas especializadas em] vendas e compras e enviam emails dizendo que eles querem se candidatar porque desejam investir dinheiro, sendo que nossa empresa não está nesse ramo”, resume.

Para não ter sua imagem prejudicada, o segredo é se preparar para um primeiro contato via LinkedIn da mesma forma como faria em uma entrevista pessoal. Isso, na opinião de Eckler, faz com que o candidato saia na frente no processo seletivo.

“Um estudante com PhD me contatou recentemente. Ele estava preparado e sabia o nome de algumas das empresas que atendemos. Ele se apresentou dados de forma bastante consistente e me impressionou.”

fonte: www.thebrief.com.br

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