Área do Cliente

Sage: 5 dicas para garantir a segurança de dados nas empresas

Obrigações Tributárias

  • 20/Fevereiro/2020
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
  • Cofins/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.
  • COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.
  • INSS | Previdência Social.
  • EFD - Contribuintes do IPI | Distrito Federal.
  • IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação – PMCMV.
  • IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação - RET.
  • Simples Nacional.

Indicadores Econômicos

Moedas - 18/02/2020 09:18:04
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Dólar Comercial
  • 4,343
  • 4,344
  • Dólar Paralelo
  • 4,260
  • 4,540
  • Dólar Turismo
  • 4,320
  • 4,580
  • Euro
  • 4,699
  • 4,702
  • Iene
  • 0,040
  • 0,040
  • Franco
  • 4,425
  • 4,428
  • Libra
  • 5,661
  • 5,664
  • Ouro
  • 219,400
  •  
Mensal - 03/12/2019
  • Índices
  • Set
  • Out
  • Inpc/Ibge
  • -0,05
  • 0,04
  • Ipc/Fipe
  • -
  • 0,16
  • Ipc/Fgv
  • -
  • -0,09
  • Igp-m/Fgv
  • -0,01
  • 0,68
  • Igp-di/Fgv
  • 0,50
  • 0,55
  • Selic
  • 0,46
  • 0,48
  • Poupança
  • 0,50
  • 0,50
  • TJLP
  • 0,59
  • 0,59
  • TR
  • -
  • -

Faltando menos de um mês para o final do ano, os escritórios de contabilidade começam a se organizar para apoiar os seus clientes em obrigações fiscais importantes como balanço patrimonial, fechamento de caixa e décimo terceiro, entre outros, e também a se prepararem para a temporada do Imposto de Renda.

E é justamente nessa época que o fluxo de documentos e informações aumentam consideravelmente. Por isso, manter tudo a salvo e organizado é fundamental para garantir a continuidade dos negócios – do seu escritório e dos seus clientes.

Pensando nisso, a Sage, empresa líder de mercado em soluções de gestão na nuvem, listou algumas dicas de gestão de dados e segurança da informação especialmente para os escritórios de contabilidade. Veja abaixo:

1. Faça backup

A sua empresa faz backups regularmente? Se sim, ótimo. Caso contrário, estabelecer uma rotina para copiar arquivos é uma tarefa para ontem, ok? Segundo especialistas, a metodologia de 3-2-1 é a mais recomendada. Ela consiste em ter três backups em dois tipos de mídia diferentes, sendo que uma dessas cópias esteja em outro ambiente – fora da rede e se possível, em um local fisicamente longe do escritório. Caso ocorra algum incidente, é possível recuperar tudo facilmente. As companhias também devem contar com soluções que já fazem o backup automaticamente.

2. Organize pastas e documentos

Ao longo dos anos, as empresas vão acumulando documentos e com o passar do tempo, encontrá-los na rede passa ser uma tarefa demorada. Adote uma metodologia para organizar as pastas e conscientize a sua equipe sobre a importância de manter a disciplina na hora de salvar os materiais. É uma medida simples e sem custos que otimizará a rotina do seu escritório.

3. Estabeleça uma política de segurança da informação

Profissionais contábeis lidam com informações sensíveis de diversas empresas. Ter uma política de segurança bem definida garante a tranquilidade do seu cliente e a sua também. Ela tem o objetivo de preservar a integridade dos dados, apontar como eles podem ser utilizados e determinar quais sãos os controles de proteção requeridos para cada tipo de conteúdo, além de estabelecer níveis de acesso e compartilhamentos de rede. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para entrar em vigor em 2020, essa iniciativa garante que o seu escritório cumpra a legislação.

4. Capacite a sua equipe

Capacitar os seus colaboradores é extremamente importante. O ideal é criar uma rotina de treinamentos para ensiná-los quais são os cuidados necessários, como proceder em casos de e-mail suspeito e dicas de boas práticas para navegar na Internet. Aplicar essa dinâmica de conscientização diminui consideravelmente a chance sofrer um ataque cibernético já que muitos hackers utilizam técnicas baseadas em engenharia social, ou seja, criam conteúdos atrativos para que o usuário baixe e instale o vírus.

5. Mantenha tudo atualizado

Manter as licenças de uso e atualizações de software em dia também é uma prática que evita perder dados e ou estar vulnerável a invasões. Certifique-se de que todos estão utilizando a versão mais recente das ferramentas. Vale ressaltar que isso inclui as soluções de antivírus também.

Fonte: Jornal Contábil - 27/11/2019

Matriz
Rua São João, 22, Parte C - Centro
Boituva/SP - CEP: 18.550-000
(15) 3263-1798
Filial
Rua Professor Antonio Olegario Cardoso Filho, 147, Sala 04 - Jd. Professor Benoa
Santana de Parnaiba/SP - CEP: 06.502-045
(15) 3263-1798
padianiauditores@padianiauditores.com.br


Site desenvolvido pela TBrWeb

Este site atende aos padrões exigidos pela W3C
(Validar XHTML / Validar CSS)